Os conteúdos programáticos que propomos permitirão que o estudante seja capaz de analisar criticamente o processo e o resultado da síntese, transferência e utilização de evidência científica na prática de cuidados.
Com o desenvolvimento dos conteúdos referenciados no ponto um, dois e três, o estudante terá oportunidade de tomar conhecimento dos centros de referência mundial para a prática baseada na evidência (PBE), dos quais se destacam a Cochrane Collaboration e o Joanna Briggs Institute, do conceito de PBE e de modelos de pensamento e de ação da prática e dos cuidados de saúde baseados em evidência, com especial relevância no modelo preconizado pelo JBI. Este modelo representa os quatro principais componentes da PBE: geração, síntese, transferência e utilização da evidência.
Os cuidados de saúde baseados em evidência são representados como um processo cíclico que deriva de dúvidas, preocupações ou interesses a partir da identificação das necessidades de cuidados de saúde globais por parte, quer dos clínicos, quer dos utentes consumidores dos cuidados. A resposta a essas dúvidas, preocupações ou interesses pode ser feita através da procura de conhecimento/evidência já sintetizada ou através da sua geração.
Com base no exposto, é então necessário o desenvolvimento dos conteúdos programáticos referenciados no ponto quatro (5.1, 5.2 e 5.3), a partir dos quais o estudante terá oportunidade de tomar conhecimento dos passos da PBE, nomeadamente com o desenvolvimento de uma questão clínica, com o processo de procura da melhor evidência e com os critérios a considerar para avaliar a qualidade da evidência. Tomará, ainda, conhecimento do processo de avaliação e síntese da melhor evidência, especificamente com a revisão sistemática da literatura como metodologia credível para sintetizar evidência científica e, também, com o processo e os recursos de pesquisa de resultados, seja de estudos primários, seja de estudos secundários (documentos como revisões sistemáticas, guidelines e boas práticas), analisando criticamente esses documentos.
A evidência deve ser exequível/aplicável, adequada ao contexto, com significado para o utente ou efetividade para suportar o atendimento dessas necessidades dos utentes. É utilizada pelos clínicos que devem avaliar o seu impacto na saúde das pessoas, nos sistemas de saúde e na prática profissional.
Assim, para dar resposta a estes pressupostos devem ser abordados os conteúdos programáticos dos pontos 5.4, 5.5 e 5.6, permitindo ao estudante tomar conhecimento dos restantes passos do processo da PBE, ou seja, a utilização da evidência na prática.
Finalmente, o desenvolvimento dos conteúdos programáticos do ponto cinco permitirá ao estudante tomar conhecimento de softwares para a PBE: Rayyan QCRI, Covidence, RevMan, JBI System for the Unified Management, Assessment and Review of Information (SUMARI), e o JBI Practical Application of Clinical Evidence System (PACES).