A professora doutora Maria da Graça Carvalho, atual eurodeputada e anterior ministra da Ciência e do Ensino Superior, é a nova presidente do Conselho Geral da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Maria da Graça Carvalho, uma das sete personalidades externas de reconhecido mérito, cooptadas para o Conselho Geral da ESEnfC para o mandato 2013-2017, foi eleita para presidir ao órgão de governo, por unanimidade e aclamação. A nova presidente do Conselho Geral da ESEnfC, que em novembro de 2011 recebeu o prémio de melhor deputado ao Parlamento Europeu 2011 na área da Investigação e Inovação, integra a Comissão de Indústria, da Investigação e da Energia da instituição parlamentar da União Europeia. |
Em maio de 2010 foi nomeada relatora do processo de definição das regras de participação nos programas europeus de ciência e inovação.
Em fevereiro de 2012 foi nomeada relatora do programa específico de execução do programa Horizonte 2020 - Programa-Quadro de Investigação e Inovação (2014-2020).
Carlos Manuel Batista Fiolhais (reputado cientista, professor de Física da Universidade de Coimbra), Isabel Amélia Costa Mendes (professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de S. Paulo, no Brasil, e secretária geral da Rede Global de Centros Colaboradores da OMS para a Enfermagem e Obstetrícia), João Vasco Ribeiro (empresário, consultor em TIC e anterior presidente da CCDRC), José Martins Nunes (Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), José Luís Medina Moya (enfermeiro e professor da Faculdade de Pedagogia da Universidade de Barcelona) e Maria Augusta de Sousa (anterior bastonária da Ordem dos Enfermeiros) são as restantes figuras da vida pública e do ensino superior com conhecimento e experiência relevantes para a estratégia de desenvolvimento da ESEnfC escolhidas para este órgão de governo da instituição.