Notícias
Enfermeiro de família: que perspetivas

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) assinalou o Dia Internacional da Família (15 de maio), com um encontro subordinado ao tema “O Enfermeiro de Família: perspetivas atuais e desafios futuros” (na foto a sessão de abertura).

No encontro, organizado pela Unidade Científica-Pedagógica de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária da ESEnfC, começou por discutir-se a definição de enfermeiro de família e respetivas competências, com a intervenção do enfermeiro José Pedro Pardal, do Grupo de Missão para os Cuidados de Saúde Primários.

Pela voz do enfermeiro Manuel Oliveira (Equipa Regional de Apoio dos Cuidados de Saúde Primários da ARS Centro), ouviu-se que os serviços de saúde continuam muito orientados para o tratamento de doenças e não tanto para a proteção da saúde, não valorizando, assim, a intervenção dos enfermeiros.

O ex-presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros notou que o alvo de intervenção do Enfermeiro de Família é a família como unidade de cuidados e não um somatório de indivíduos.

Por sua vez, o professor Manuel Brás (Grupo de Trabalho de Definição de Metodologia de Ação do Enfermeiro de Família) afirmou que «não há enfermeiro de família em Portugal».

Segundo disse, primeiro «há que criar a Especialidade de Enfermagem de Família», para que este enfermeiro não esteja a trabalhar sem competências reconhecidas e a fazer encaminhamento para colegas especialistas. Perspetivou que em 2016 Portugal terá os primeiros enfermeiros de família.

Já o e enfermeiro Tércio Maio falou da experiência-piloto do enfermeiro de família em Vila Franca do Campo (ilha de S. Miguel, nos Açores), cuja avaliação veio revelar ganhos em saúde e a satisfação dos utentes, que viram o acesso à saúde facilitado.

A fechar a mesa-redonda, a professora Helena Loureiro (ESEnfC) recuou aos primórdios da inclusão da família nos currículos dos cursos lecionados nas escolas de Enfermagem e apresentou o programa do curso de mestrado em Enfermagem de Família que a ESEnfC pretende abrir em outubro. Para formar os futuros especialistas.

As candidaturas decorrem até ao dia 6 de setembro.


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • NOV
    05
    Presencial: Polo B
    II Encontro Nacional “Cuidadores Informais: dar Voz, Valorizar e Cuidar de quem Cuida”
  • OCT
    09
    Presencial: Polo A
    Seminário Comemorativo - Cuidados Paliativos Pediátricos: Vamos Colocar o Chapéu por esta causa
  • OCT
    06
    Online
    Workshop (Re)pensar as Infeções Sexualmente Transmissíveis: Conhecimento Atual para a Prática Clínica
  • SEP
    24
    Presencial: Polo B
    XIV Encontro Mais Contigo