Tânia Marisa Pinto Rodrigues, Joana Sofia Dias Pereira de Sousa, Maria Leonor Gonçalves de Carvalho, Andreia Filipa de Sousa Félix e Ana Sofia Campos Nabais (da esquerda para a direita na foto) finalizam a lista de 16 professores adjuntos admitidos, este ano, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) para suprir as necessidades sentidas ao nível da lecionação após várias aposentações, sobretudo no último triénio.
Ana Nabais é licenciada em Enfermagem pela ESEnfC, mestre e especialista em Enfermagem de Reabilitação pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) e doutoranda em Enfermagem, na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, em cujo Centro de Investigação Integrada em Saúde colabora. Entre 2008 e 2022, exerceu funções de enfermeira na Unidade Local de Saúde (ULS) Santa Maria, em Lisboa, sobretudo no Serviço de Internamento de Pneumologia – embora também na Unidade de Tratamento Intensivo Coronário –, assumindo a categoria de enfermeira especialista de Reabilitação desde 2019. Já no período 2022-2025, Ana Nabais dedicou-se à atividade de Enfermagem no Hospital Lusíadas Amadora (serviços de Cirurgia Ambulatória/Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos e Unidade de Cuidados Intensivos). Na área da docência, desde o ano letivo de 2017-2018 e até abril de 2025, foi assistente convidada na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (Departamento em Enfermagem de Reabilitação).
Andreia Félix é doutorada em Enfermagem (pela ESEL em associação com a Universidade de Lisboa), mestre em Cuidados Paliativos e pós-licenciada e especialista em Enfermagem de Reabilitação (pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo). Com experiência de professora adjunta na Escola Superior de Saúde - Cruz Vermelha Portuguesa Alto Tâmega (2020 - 2025), exerceu a profissão de enfermeira especialista em Enfermagem de Reabilitação na ULS do Alto Minho.
Joana Sousa é, por sua vez, enfermeira especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, também doutorada em Enfermagem, tendo, ao longo de 18 anos, exercido funções no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Ligada à atividade docente desde 2021, Joana Sousa é investigadora na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E). Participa em grupos internacionais através do capítulo português Phi Xi, da sociedade honorífica Sigma.
Leonor Carvalho é doutoranda em Enfermagem (na Universidade de Coimbra em associação com a ESEnfC), mestre em Ciências de Enfermagem (Universidade Católica do Porto), especialista em Enfermagem e em Enfermagem de Reabilitação (Escola Superior de Saúde da Atlântica), e pós-graduada em Gestão e Inovação em Saúde (Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias - Lisboa). Trabalhou, durante de 21 anos, no Hospital Ortopédico de Sant`Ana (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa), onde desempenhou funções de enfermeira na Unidade de Recuperação Pós-anestésica e Cirúrgica, na Consulta Externa e nos Serviços de Internamento de Ortopedia e Ortotraumatologia. Foi, também, coordenadora do Departamento de Formação do Hospital e enfermeira gestora em contexto de internamento. Ao nível da docência, foi professora convidada na Escola Superior de Saúde da Atlântica (2015-2025), na Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa (2019-2024) e na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018-2025).
Tânia Marisa Pinto Rodrigues, que concluiu o doutoramento em Ciências de Enfermagem (pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da na Universidade do Porto), é mestre e especialista em Enfermagem de Reabilitação (pela Escola Superior de Enfermagem do Porto), e licenciada em Enfermagem (pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget Nordeste). Investigadora no Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (sediado na Universidade do Porto), tem experiência clínica de 16 anos em serviços de internamento como enfermeira, enfermeira especialista em Enfermagem de Reabilitação e em funções de apoio à gestão. Em 2021, iniciou funções como professora adjunta na Escola Superior de Saúde de Santa Maria (Porto).
[2025-08-05]