A promoção da saúde mental e a prevenção dos comportamentos suicidários em adolescentes são tarefas globais e prioritárias da OMS.
Na fase pós-pandemia parece ser unânime a constatação do aumento de procura de ajuda junto dos serviços de pedopsiquiatria e outros, por parte de crianças e adolescentes. Neste contexto, medidas de prevenção reforçam a sua importância, numa procura de prevenir comportamentos de risco, detetar precocemente sofrimento mental e prestar ajuda no mais curto espaço de tempo. A Escola é um contexto primordial para as abordagens junto de adolescentes. Por outro lado, cuidados de proximidade com melhor acessibilidade e qualidade são fundamentais para a redução de comportamentos de risco.
Assim, neste Encontro abordaremos questões que foram emergindo ao longo do ano letivo: problemas com o cumprimento da lei, nos percursos da justiça e será apresentado o novo programa nacional de saúde escolar.
Incluiremos, ainda, dois painéis com testemunhos diversificados do ponto de vista experiencial e regional, com diferentes participantes: adolescentes, pais e profissionais de saúde, para podermos aprender com as diferentes vivências e otimizar processos.
Esperamos por todos, para que, com o V. contributo construamos mais uma oportunidade de partilha e aprendizagem.
Até breve!
Inscrições e informações:
- Presencial: Polo B da ESEnfC
- maiscontigo@esenfc.pt
- Link do evento
- A ESEnfC informa que irá captar imagens de fotografia e vídeo, para efeitos de divulgação da atividade académica. Politica de privacidade e tratamento de dados pessoais