As estratégias globais do setor da saúde para 2022-2030, relativas às Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST) e às Hepatites Virais, preveem a implementação de respostas orientadas para a eliminação destas patologias até 2030 (OMS, 2022). Estas estratégias propõem a implementação de ações nacionais, simultaneamente partilhadas e específicas para cada condição, a desenvolver ao longo destes oito anos, com o apoio da Organização Mundial da Saúde e dos seus parceiros.
De acordo com a OMS (2022), compete a cada país identificar as populações mais afetadas e em maior risco, assumindo o compromisso com ações que respondam às necessidades dos contextos epidemiológicos e dos sistemas de saúde locais. Estas medidas devem respeitar os direitos humanos fundamentais, assegurando o acesso equitativo aos cuidados de saúde e promovendo práticas baseadas na evidência científica.
A chave para eliminar estas epidemias reside na colocação das pessoas no centro das respostas dos sistemas de saúde, o que implica uma reorganização dos serviços em torno das necessidades dos utentes, em vez de os estruturar apenas em função das patologias. Deste modo, promover-se-ão abordagens integradas, centradas no utente e articuladas com os cuidados de saúde primários (OMS, 2022).
Com o propósito de responder aos desafios atuais, nomeadamente à necessidade de promover a divulgação do conhecimento científico mais recente e de reforçar a prática clínica baseada na evidência, em estreita articulação entre os cuidados de saúde primários e hospitalares, organizamos este workshop com os seguintes objetivos:
- Disseminar a mais atualizada evidência científica na área das IST;
- Refletir multiprofissionalmente sobre as IST;
- Partilhar experiências clínicas e projetos de intervenção e investigação, a nível nacional e internacional, na área das IST;
- Promover networking entre os cuidados de saúde primários e hospitalares.
Este workshop está alinhado com a Agenda 2030, contribuindo diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3, 4, 5 e 17, ao promover saúde de qualidade, educação e formação contínua, a igualdade e a cooperação interinstitucional.
Mais do que um espaço de atualização científica, este workshop pretende ser um ponto de encontro para reforçar redes de colaboração e construir respostas integradas em saúde mais eficazes.
Contamos com a sua participação!
Inscrições e informações:
- repensarhivsida@esenfc.pt
- Link do evento
- online
- A ESEnfC informa que irá captar imagens de fotografia e vídeo, para efeitos de divulgação da atividade académica.
- Politica de privacidade e tratamento de dados pessoais