A professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Manuela Frederico-Ferreira, foi reeleita presidente da Comissão Setorial para a Educação e Formação (CS/11) do Instituto Português da Qualidade (IPQ) para um segundo mandato de três anos (2025-2027).
Manuela Frederico-Ferreira, atual vice-presidente da ESEnfC, cujo Conselho para a Qualidade e Avaliação coordenou entre 2006 e 2022, será coadjuvada nas funções por Rita Messias (presidente da Associação Portuguesa de Entidades Formadoras) e Silvia Santos (chefe de Divisão na Universidade de Coimbra), que assumem as vice-presidências da comissão.
«Num contexto de exigências e de oportunidades, é um privilégio poder continuar a contribuir na sinalização de prioridades e na implementação de mudanças na Comissão Setorial da Educação e Formação do IPQ», afirma a docente da ESEnfC.
Manuela Frederico-Ferreira mostra-se convicta de que, «neste triénio», haverá «maior articulação com o IPQ» e, simultaneamente, «mais simplificação», o que considera «um fator facilitador para pensar e repensar o ensino, a qualidade e a avaliação», assim contribuindo «para a melhoria da qualidade» no setor.
A professora da ESEnfC realça «a riqueza de saberes dos membros da CS/11, que pertencem a diferentes instituições de ensino e formação, associações, comissões, conselhos e agências de todo o país, incluindo ilhas».
A Comissão Setorial para a Educação e Formação do IPQ tem por objetivos gerais analisar, promover e dinamizar as várias componentes que influenciam a qualidade nos setores e instituições da Educação (aos diferentes níveis) e da Formação, preparando recomendações para a respetiva melhoria.
Professora coordenadora na ESEnfC, Manuela Frederico é pós-doutorada em Ciências Empresariais (2012) pela Universidade do Porto, doutorada em Ciências Empresariais - área de Organização e Políticas Empresariais (2005) pela Universidade do Minho (com a tese "Empenhamento Organizacional de Profissionais de Saúde em Hospitais com Diferentes Modelos de Gestão") e mestre em Gestão e Economia da Saúde (1998) pela Universidade de Coimbra.
[2025-01-31]