A estudante do programa de doutoramento em Enfermagem ministrado pela Universidade de Coimbra (UC) em associação com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Helena Figueiredo, é um dos vencedores das Bolsas de Doutoramento CUF 2024.
A enfermeira, especialista em Enfermagem Comunitária e atualmente a exercer no Hospital CUF Viseu, frequenta a primeira edição do doutoramento em Enfermagem na UC/ESEnfC, iniciado em 2022, no âmbito do qual está a desenvolver investigação na área da diabetes.
«Ser contemplada com a Bolsa de Doutoramento em Enfermagem e Técnicos CUF é para mim um importante reconhecimento e impulso no desenvolvimento do meu trabalho, enquanto doutoranda em Enfermagem», afirma Helena Figueiredo, cujo currículo académico compreende, entre outras formações, a pós-graduação em Pesquisa-Ação Participativa em Saúde (PaPS) oferecida pela ESEnfC.
É, justamente, a PaPS, enquanto a «abordagem metodológica de cocriação do conhecimento, em que as pessoas surgem como coinvestigadores e parte integrante de todo o processo de investigação», que está na base do trabalho da enfermeira Helena Figueiredo, licenciada pela Escola Superior de Saúde do Politécnico da Guarda e que já trabalhou em unidades de saúde no Porto, em Vila Franca de Xira e em Londres (Inglaterra).
De acordo com a investigadora, que também já foi assistente convidada na ESEnfC, «o interesse pelo desenvolvimento deste doutoramento na área da diabetes» está ligado à «prática profissional como enfermeira da Unidade de Diabetes do Hospital CUF Viseu».
«A diabetes assume-se, pela sua elevada e crescente prevalência, como um relevante problema de saúde pública. Tem um impacto importante na qualidade de vida quer da pessoa que vive com diabetes, quer da família e cuidadores. Acredito no papel preponderante que o enfermeiro pode e deve assumir na investigação, desenvolvimento e divulgação de práticas e abordagens inovadoras, promotoras da melhoria e excelência dos cuidados de saúde nesta área», sustenta Helena Figueiredo.
Helena Figueiredo, também pós-graduada em Bioética (pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto) e em Healthcare Leadership (pela The Open University, na Grã-Bretanha), recebeu a bolsa de doutoramento no dia 16 de janeiro, durante as 2.as Jornadas de Investigação Clínica CUF, realizadas no Hospital CUF Tejo.
Em 2024, a CUF, que presta cuidados de saúde em 12 hospitais, 17 clínicas e um instituto em Portugal, atribuiu cinco bolsas de doutoramento a projetos de investigação de médicos, duas a projetos de investigação de enfermeiros e uma a um projeto de investigação de um técnico superior de Segurança no Trabalho (todos profissionais da rede CUF), num total de 130 mil euros.
Na foto, vemos Rui Diniz (presidente da Comissão Executiva da CUF), Helena Figueiredo e Piedade Sande Lemos (presidente do júri da Bolsa de Doutoramento que é também diretora clínica na José de Mello Saúde).
[2025-01-20]